Diário de Viagem: Siena – Itália
Depois de passar a manhã conhecendo Assis, que descrevi aqui nesse post, fomos para Siena, Itália, uma outra cidade medieval (para minha alegria). Curiosidade: no caminho, passamos pelo Lago Trasimeno, o quarto maior lago da Itália, famoso por ter sido palco da Batalha do Lago Trasimeno, em 217 a.C.
Siena fica na região da Toscana e é considerada Patrimônio da Humanidade. É uma cidade linda, com construções medievais preservadas, ruas estreitas e, claro, algumas subidas. As cidades antigas costumavam ficar em subidas por questões de segurança. Vi muitos jovens por lá, e depois fui descobrir que é por causa da universidade da cidade, uma das mais prestigiadas do país.
Andamos um pouco pelas ruas medievais e depois entramos na catedral, o Duomo di Siena, uma das igrejas mais lindas que entrei na Europa. Diferente da de Assis, que é mais simples pelas ideias de São Francisco, a de Siena é cheia de detalhes lindos. É toda de mármore preto e branco por dentro, e por fora também é feita de mármore colorido. Eu amei esses detalhes dourados no fundo das pinturas da parte superior da fachada, brilham muito!
A entrada custa 6,00 euros, e o bilhete é comprado ao lado da igreja. É daquelas igrejas tão bonitas e cheias de detalhes que não sabemos para onde olhar, e o mármore preto dá uma sensação diferente de qualquer outra igreja. Além de mármore, ela é cheia de pinturas gigantescas e obras de artistas como Donatello e Michelangelo. A cúpula é a mais bonita que eu já vi, uma coisa dourada, brilhante, feita para imitar o sol, com estrelas em volta.
O chão é outra coisa que impressiona. Quando vi, achei que era mosaico, mas depois fui pesquisar e vi que é uma técnica chamada opus sectile, com pedras um pouco maiores. O chão demorou só dois séculos para ficar pronto. Coisa rápida e fácil, né? Em todo caso, é muito bonito e bem feito. Outra coisa que me chamou a atenção foi a biblioteca que tem lá dentro, cheia de livros de músicas antigos e enormes. Adoro essas relíquias.
Depois de sair da igreja com o pescoço doendo de tanto olhar para cima, fomos descansar num café no centro e depois andar mais um pouco. Na Piazza del Campo, acontece o famoso Palio di Siena, uma corrida de cavalos que acontece duas vezes por ano e pára a cidade. Quem assistiu ao filme 007 – Quantum of Solace, sabe do que estou falando.
Siena também é pequena e, assim como Assis, também vale a pena passar para conhecer e seguir viagem, pois não tem muito o que fazer. No meu caso, segui para Florença. Vale a pena a visita e eu adorei!
PS.: O pôr do sol da Toscana é um espetáculo à parte.