Diário de Viagem: Assis – Itália

Sempre tive a intenção de falar sobre viagem no blog, principalmente a que fiz para a Europa. Confesso que fiquei protelando, mas agora que o novo papa foi eleito, e adotou seu nome em homenagem à São Francisco de Assis, vi algumas reportagens sobre o santo e relembrei a visita que fiz à cidade. Empolguei e decidi começar o diário de viagem por Assis mesmo.

Assis Itália

Entrada e início da subida – muita subida por lá!

Assis Itália

Basílica de São Francisco de Assis ao fundo

Assis é uma cidade bem pequena na região de Úmbria, na Itália. O que mais gostei da cidade é o fato de ser uma cidade medieval, cheia de construções de pedras por todo lado. A cidade é só subidas, e é muito legal andar pelas ruas entre construções da era medieval (e eu gosto pouco de história, né?), parece que voltamos no tempo. Só isso, pra mim, já valeu o passeio. Apesar de ser muita subida e de não poder entrar com carro, nem chega a cansar, de tão pequena que é.

Assis Itália

Assis ItáliaClaro, a cidade é mais famosa por ser o berço de São Francisco de Assis, que nasceu em uma família rica e decidiu largar tudo o que tinha (inclusive as próprias roupas) e viver em função dos pobres e dos ensinamentos de Jesus. A Basílica de São Francisco de Assis, erguida após sua morte, é a atração mais importante da cidade, e fica lá em cima.

Basílica São Francisco de Assis

Entrada da Basílica

Basílica São Francisco de Assis

Por fora, a igreja é bem simples (seguindo a simplicidade do santo), por dentro ela é linda e guarda várias relíquias de São Francisco, incluindo sua túnica e suas sandálias, e é também onde descansa seu corpo. Também é famosa por conter vários afrescos de Giotto. Pena que é proibido tirar fotos lá dentro. Aliás, é bom seguir todas as regras à risca, porque alguns franciscanos são bem bravos! Cheguei a ver dois deles dando bronca em turistas que não entenderam o que estava escrito nas placas lá dentro (tudo em italiano, claro).

Assis franciscanos

Um dos franciscanos habitantes de Assis

Saindo da igreja, nos deparamos com uma vista linda da cidade, e dá para compreender o motivo de São Francisco ter sido um amante da natureza.

Assis ItáliaAssis Itália

Depois de visitar a igreja e comprar lembranças da cidade e da igreja nas lojinhas espalhadas pelas ruas, fomos almoçar em um dos restaurantes que ficam na entrada, no início daquela subida da primeira foto. Comi um macarrão com molho de queijo e pedaços de carne que estava uma delícia, e o restaurante também tinha partes de construções da era medieval.

Restaurante em Assis

Restaurante

Como a cidade é bem pequena, recomendo só uma passada mesmo. Não vale a pena ficar mais tempo. Com uma manhã já dá para conhecer tudo e partir para outra, no meu caso, Siena, sobre a qual postei aqui. Acho que quem é devoto do santo, vai se apaixonar e se identificar com a cidade, mas pra quem não é, uma visita rápida para aprender um pouco mais sobre a história é mais que o suficiente. Eu adorei a experiência.

Assis


Observações

  1. Aff…estava pesquisando sobre Assis e até perdi o rumo. Parece uma bonequinha…meu deus

  2. Adorei seu blog, tenho muita vontade de falar sobre viagem é muito legal. Viajar é maravilhoso. Lindas fotos. Parabéns

  3. Aeeee…tava sentindo falta de uma área do blog pra viagens! Adorei!!!

    • jutamietti Diz: março 25, 2013 at 9:33 pm

      Também estava sentindo falta, mas é que dá um certo trabalho… hahaha
      Vou tentar postar mais, tem muuita coisa ainda!

  4. Tenho um porquinho de prata que meu pai me trouxe de Assis.
    Não sabia que a cidade é tão linda!!! Fiquei na vontade agora, mas fica pra próxima!!!
    Um dia com certeza chego lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *