Como lavar os pincéis de maquiagem – Dicas
Várias blogueiras e gurus do youtube já falaram sobre como lavar os pincéis de maquiagem. Todas nós estamos carecas de saber que a higienização dos pincéis é muito importante. Além de tirar todo o resto de maquiagem, sujeira e células mortas acumulados nos pincéis, faz com que eles durem (muito) mais tempo. Toda essa mistura de sujeira é um habitat super agradável para bactérias, entre elas, as que vão te dar espinha. Fora que, quanto mais tempo eles ficam sujos, mais maquiagem sua será contaminada por eles!
Acontece que, depois de anos tentando manter os meus limpinhos, cheguei a uma fórmula que junta o útil ao agradável para mim: elimina a sujeira mais facilmente e ainda gasta menos água. Não sei vocês, mas sempre fiquei com a consciência meio pesada de deixar a torneira aberta aquele tempo todo a cada pincel lavado. Claro que com este jeito ainda gasto uma boa quantidade de água, mas certamente é bem menos que a forma tradicional.
Como lavar os pincéis de maquiagem
- Primeiro, pego um potinho e coloco água morna. A água morna faz a maquiagem descolar do pincel e retira a sujeira bem mais facilmente.
- Depois, coloco uma tampinha de álcool. Eu não tenho certeza dos efeitos do álcool ao limpar os pincéis, mas me sinto mais segura com ele. Sou meio germofóbica, hahaha. Isso nunca causou dano nenhum aos meus pincéis.
- Por último, coloco shampoo neutro. Um ótimo para isso, talvez o mais usado, é o Shampoo Johnson’s Baby. O importante é ser neutro, e não ter nenhum componente forte, como um alisante ou alguma outra química.
- Misturo tudo e já está pronto. Basta mergulhar o pincel na mistura, fazendo movimentos circulares para pegar bem o shampoo. Cuidado para não colocar muita água e mergulhar o pincel acima do metal! Mantenha a limpeza com água apenas nas cerdas, para que não estrague seu pincel ou descole as cerdas, ok?
- Quando estou cismada que o pincel está muito sujo, principalmente os de rosto, deixo-os mergulhados na tampinha com um pouco de álcool por um tempo.
- Depois disso, faço os movimentos tradicionais de vai e vem na mão, até formar uma espuminha. Se não der muita espuma, coloco mais shampoo na mão e passo o pincel. Vou limpando, tirando o excesso, limpando de novo com vai e vem, voltando no pote com água morna, até ter certeza de que ele está totalmente limpo (vou tirando o excesso de sabão e água e verifico a cor da água). Aí sim eu enxáguo tudo em água corrente. Pode ser fria mesmo. Se necessário, lavo de novo (quanto mais tempo sem lavar, mais lavagem vai precisar, acredite). Lembrando que os movimentos são suaves! Não adianta nada querer lavá-los para mantê-los por mais tempo, se você lavar de qualquer jeito e detonar os coitados!
- Quando tenho certeza de que não tem mais nenhum sabão nas cerdas, seco numa toalha limpinha.
Para limpar o cabo do pincel, normalmente passo um pano com álcool. Depois disso, coloco todos os pincéis para secar, deitadinhos na toalha. Até dobro a toalha em uma extremidade, para que os pincéis fiquem mais “em pé”, eliminando riscos de que a água das cerdas subam até a cola e estrague tudo.
Importante: jamais deixe os pincéis de cabeça para baixo enquanto molhados!
Também é muito importante limpar o local onde seus pincéis ficam, bem como as capinhas que os cobrem, se existirem.
Os pincéis demoram algumas horas para secar, dependendo da densidade e do tamanho. Os de olho, normalmente secam mais rápido, em aproximadamente 2 horas. Já os de rosto, principalmente os densos de base, demoram umas 8 horas, ou mais.
É importante lavar os pincéis com frequência, mais ou menos de 15 em 15 dias. Confesso que lavo muito menos que o necessário, mas juro que tento! Dá preguiça demais, e quanto mais acumula, pior.
Se precisa de uma limpeza mais urgente e rápida, recomendo um higienizador de pincéis. Eu tenho o Brush Cleanser da MAC que quebra um galhão, adoro. Várias marcas, como Contém1g, vendem este tipo de produto. Mas lembre-se de que ele não é o ideal, serve apenas para aquelas horas em que você precisa usar um pincel que está todo sujo de sombra colorida, por exemplo. Uma limpeza completa, com água e sabão, é indispensável.