Como fazer as sobrancelhas perfeitas?
Sempre me perguntam onde faço minhas sobrancelhas, e sempre fui eu mesma que fiz, desde os 12 anos. Claro que já aleijei, já fiz umas besteiras, mas tive a sorte de recuperar os maiores danos. Depois de tantos anos, aprendi várias dicas sobre como fazer as sobrancelhas e também como preenchê-las, e decidi reuni-las aqui. Mesmo que você não goste (ou não tenha) de sobrancelhas grossas como as minhas, pode seguir estes passos.
Como fazer as sobrancelhas
Primeiro, é preciso delimitar até onde retirar os pelos. Para isso, basta fazer linhas imaginárias, como na imagem. Você pode usar um lápis para ajudar, em frente ao espelho. O bom dessa dica é que ela se adapta a cada sobrancelha e a cada tipo de rosto, tornando tudo bem harmônico.
1. A linha que delimita o interior da sobrancelha, vai mais ou menos a partir da dobrinha da narina. Eu costumo deixar um excesso nessa parte, prefiro assim no meu rosto. Isso acaba afinando o nariz. Fica a dica para quem tem o nariz mais largo.
2. O arqueado, ou o local onde ela fica mais alta, é delimitado pela segunda linha, que começa no fim do nariz e passa pelo cantinho da pupila (olhar reto para o espelho).
3. O fim da sobrancelha é marcado de acordo com o canto externo do olho.
Para retirar os fios, é bom tirar com calma e com uma boa pinça. Recomendo retirar todos os fios finos, aquela penugem quase imperceptível, pois eles fazem sim muita diferença, deixam a aparência pesada. Tenha uma boa iluminação, de preferência a luz do sol, na hora de pinçar. Outra coisa importante é usar um espelho grande, que mostre todo o seu rosto. Os espelhos de aumento também não são uma boa ideia. Você precisa sempre comparar as duas sobrancelhas e harmonizar com todo o rosto. Se for o caso, use um espelho menor, ou de aumento, apenas para detalhes rápidos.
Para não tirar demais, imagine todo o contorno da sobrancelha em linhas retas, e não tire nada dentro deste contorno. Se for necessário, trace essas linhas com um lápis para te guiar, até você se acostumar a fazer de cabeça. A Michelle Phan ensinou esta técnica aqui.
O espelho grande ajuda bastante. Se não estiver confortável para mexer no design da sobrancelha, melhor procurar um profissional para esse primeiro passo. Peça para as amigas indicarem alguém de confiança. Depois disso, você já está liberada para tirar os excessos. Não adianta querer fazer um desenho que não seja a sua sobrancelha. Respeite o desenho dela e de seu rosto, senão, pode ter certeza de que você vai errar e vai se arrepender!
Se quiser recuperar alguma falha, tenha paciência e não tire mais nada! É melhor completar as falhas com maquiagem, do que tentar consertar e acabar piorando mais as coisas (acredite, isso vai acontecer!).
Para cortar, tenha cuidado também. Não corte demais, pois pode acabar aumentando falhas. Quanto mais se corta, mais rala fica a sobrancelha. Tenha certeza de que estes pelos não vão fazer falta. Penteie bastante com uma escovinha durante todo o processo. Se você não tiver uma escovinha própria para sobrancelhas, use uma escova de dentes limpa, que não usa mais.
Maquiando as sobrancelhas
Agora que já está feita, falta preencher as falhas. Para isso, é proibido usar sombras ou lápis pretos, mesmo se sua sobrancelha for bem preta como a minha. Fica artificial e feio. O ideal é usar sombra ou lápis marrom, e esfumar. Quanto mais natural melhor. Vá testando as cores. Se seus pelos são mais escuros, procure um marrom mais escuro, ou cinza. Se forem loiros, um marrom mais claro. Uma boa dica é usar lápis de escrever Faber Castell 6B, mas teste e veja se fica bom em você.
Na hora de preencher, procure as falhas e aplique produto somente nelas! Não tente aumentar a sobrancelha, pois também pode ficar bem artificial. O melhor é preencher só as falhas. No canto interno da sobrancelha, não é necessário passar muita sombra, senão fica bem fake também. Deixe a beiradinha sem nada, mais natural.
Se suas sobrancelhas são rebeldes como as minhas, uma máscara em gel transparente é de grande ajuda para manter os pelos no lugar. Aqui neste post, falei um pouco sobre o gel para sobrancelhas e fiz a resenha sobre o que eu uso, da Kiko, então dê uma conferida também!