Guia de Compras na Europa: Lojas e Locais
Agora que terminei de fazer o Diário de Viagem, contando sobre cada cidade que visitei na minha viagem pela Europa, chegou a hora de fazer o guia de compras, como prometido. Quero deixar claro que tudo o que escrevo aqui, são opiniões minhas e lojas que eu entrei, comprei e gostei. Claro que tem várias outras, mas não vou falar do que não conheço ou não comprei nada, certo? Primeiro, vou falar das lojas que gostei e acho que valem o tempo para entrar e fazer compras. Depois, mais abaixo, falo de alguns locais específicos de algumas cidades onde achei interessante fazer compras, por diversos motivos. Fique atento aos links que vou adicionando durante as dicas, que contém endereços, sites das lojas e formas de procurar as lojas próximas a você, tudo para facilitar sua vida. Vamos começar!
Guia de Compras na Europa
Lojas que Recomendo
Kiko
A Kiko é uma loja de maquiagem italiana, mas que está em vários países da Europa. É uma marca muito interessante, com várias maquiagens bacanas e diferentes, produtos de qualidade e, além disso, com o preço super em conta. Vale a pena passar em alguma para conferir as novidades e fazer algumas compras (já fiz várias resenhas de produtos da Kiko aqui no blog, como essa e essa). Aqui neste link, você encontra todas as lojas de Portugal, mas pode trocar o país na parte inferior direita do site para pesquisar onde tem Kiko em outros lugares (Itália, Alemanha, Espanha, França, Áustria, Portugal e Reino Unido). Não deixe de ir!
Carpisa
Carpisa é uma loja de bolsas que encontrei em Pádoa, na Itália (já comentei dela nesse post), e nunca tinha ouvido falar. Achei as bolsas legais. Modestas, mas bonitas e com o preço ótimo. Comprei uma bolsa por 19,90 euros, e outra por 22,00 euros. Deveria ter comprado mais! Neste link você pode ver em quais países a loja possui franquia (e são muitos, praticamente a Europa inteira e até Ásia). Agora até a Chiara Ferragni está fazendo campanha para a loja, coisa bem recente.
Upim
A Upim é uma loja de departamento italiana (essa, só tem na Itália mesmo). Achei ela em Verona, e me joguei nas maquiagens da Essence e Maybelline, com preços maravilhosos. Quanto às roupas, não achei taanta coisa, mas dá para achar peças básicas legais, é só procurar. Aqui você pode pesquisar em quais regiões da Itália acha a loja. Se passar em frente uma delas durante sua viagem, vale a pena dar uma entrada.
Zara
Bem, a Zara dispensa comentários. Não acho que valha tanto a pena comprar aqui no Brasil, mas na Europa com certeza! Não deixe de entrar e aproveitar os preços. Eu fui também na de Verona, mas aqui no site você seleciona o país que quer e pode procurar pelas lojas.
Primark
Essa Primark é uma perdição. Enorme, lotada de tudo. É uma loja onde você perde a hora mesmo, e não se arrepende. Preços excelentes, roupas legais (nem sempre da melhor qualidade), acessórios, até maquiagem. Comprei muita coisa lá. Achei blusas fofas, as que mais gostei de todas as que comprei na viagem (coisa de 8,00 libras uma com spike), e um kit com dois pacotes de lenços removedores de maquiagem por 1,00 libra apenas, e também dois pacotes de lenços anti oleosidade pelo mesmo preço. Fora outras coisas. Compramos até mala lá (para dar conta de voltar com tudo pro Brasil). Não deixe de ir, mas aconselho entrar com tempo, e num horário que não for muito cheio, porque a loja vive lotada. Aqui você acha as lojas de Portugal, mas pode trocar o país na parte superior direita e procurar em outros lugares.
Forever 21
Ok, a Forever 21 foi a loja que mais gostei, prontofalei. Também foi a que mais comprei, e a única que entrei duas vezes (e comprei nas duas!). Muitas roupas lindas demais, super moderninhas e fofas, milhares de acessórios perfeitos que fazem a gente perder horas! Sério, não tem como escolher. A vontade é levar tudo! Se achar essa loja onde quer que seja, não deixe de entrar! Dê uma olhada aqui nesse link para pesquisar onde você encontra a Forever na Europa. Eu comprei na de Londres, na Oxford Street. Meu sonho é essa loja no Brasil e, ao contrário do que andei lendo em alguns sites, a loja não tem nenhum plano de vir pra cá. Pelo menos foi o que eles me disseram quando entrei em contato com eles alguns meses atrás. :(
Boots
A inglesa Boots é tipo uma drogaria, só que muito melhor. Parece mais uma Sephora e tem muita coisa legal de maquiagem e cosméticos. Aliás, como na Inglaterra não tem Sephora, a Boots cumpre seu papel, e até mais. Foi lá que comprei minhas queridinhas maquiagens da Benefit e meus Carmex. Lá tem muuitas marcas, como Chanel, Dior, Maybelline, Smashbox, Bourjois, e por aí vai… Muita coisa mesmo. Fora produtos para cabelo, cremes para o corpo, outros produtinhos legais de farmácia… Enfim, reserve um tempo para fazer compras na Boots. Tem várias espalhadas por Londres, mas são de diferentes tamanhos. O legal é entrar em uma bem grande, que vai vender todas as maquiagens e produtos que amamos. Fui na da Oxford Street, mas você pode achar outras aqui neste link.
Dicas
Fora essas lojas, tenha em mente que o lugar certo para comprar produtos de marcas européias, é, obviamente, na Europa. Como os produtos são de lá, os preços são os mais baixos que você vai encontrar (mais baixos que nos Estados Unidos, ao contrário do que muitos pensam). Aliás, comprar marcas americanas na Europa, por exemplo, não é o melhor negóçio, apesar de ainda ser melhor que no Brasil. Portanto, se está namorando aquela Louis Vuitton há um tempo, aproveite para comprar na Europa. Pesquise as marcas que deseja, veja se são européias e pesquise onde você pode encontrar uma loja. Os preços são sempre os mesmos em todas as lojas, basta dar uma olhada nos sites específicos. Ah, todas as compras eu fiz com o cartão de viagem que levei e não tive problemas. Algumas lojas menores, principalmente algumas barraquinhas, não aceitam cartão, e aí é interessante ter dinheiro trocado. Mas as lojas grandes, com certeza aceitarão seu cartão (mas né, ande com dinheiro por via das dúvidas).
Outros Locais
Pompeia: As barraquinhas logo ao lado das ruínas (não tem como não achar), tem produtos legais feitos com as pedras do Vesúvio. Vale a pena comprar alguma coisa se for do seu interesse. Achei as bijus lindas e os vendedores super simpáticos. Até ganhei um postal de um deles.
Florença: A feira de rua de Florença, chamada de Mercado del Porcellino, ou Mercado Nuovo, tem de tudo, roupas, acessórios, couro, etc. Também tem o Mercado Central, com muito queijo, carne, frutas, se for do seu interesse.
Veneza: Você com certeza vai querer comprar pelo menos uma máscara, dentre outras coisas. Veneza é rodeada por lojinhas, e a dica que dou é não comprar nas primeiras lojas que entrar. Vá andando, se afastando do centro, porque os preços vão caindo conforme as lojas vão ficando mais longe e você vai achando modelos diferentes. Se jogue nas máscaras lindas e bijus, vidros de Murano, etc. Tem muita coisa! Ah, e não vai deixar de andar de gôndola, viu! Vale a pena demais, e dividindo com mais gente fica barato (quando eu fui, setembro de 2012, no início da tarde, foi 90,00 euros o passeio por 40 minutos).
Verona: Em Verona, o melhor lugar para fazer compras, depois de ter visto a casa da Julieta e pegado nos peitos dela, é a linda rua de mármore rosa chamada Via Mazzini, que já falei mais neste post sobre Verona. É cheia de lojas de todos os tipos, incluindo as queridas Zara e Louis Vuitton.
Londres: O lugar que mais gostei de fazer compras em Londres foi na Oxford Street, porque lá já tem várias lojas diferentes (todas enoormes) e eu não precisei ficar deslocando pela cidade gigante e perdendo tempo, sabe? Aconselho a fazer o mesmo, ou procurar uma outra rua que tenha várias lojas também. A Oxford Street tem Forever 21, Primark, Boots, H&M, e muitas, muitas outras.
Mais Dicas
Além disso, todos os museus, monumentos e pontos turísticos que você visitar, vão ter uma lojinha na saída, cheia de lembranças e souvenirs. Se não tiver nenhuma loja, no mínimo terão algumas barraquinhas próximas. Se você for como eu, vai querer levar muitas lembrancinhas desses locais que conheceu, então, vá preparado! Muita gente diz que é melhor esperar para comprar em lojas e barraquinhas mais distantes desses pontos turísticos, já que o preço é menor. Você pode fazer isso, mas acho melhor não arriscar, porque você pode não achar, ou não ter tempo de procurar e entrar em outras lojas depois, e vai acabar se arrependendo. No Vaticano foi diferente, porque os produtos da loja lá de dentro são bem mais baratos que os mesmos produtos do lado de fora.
Espero que o post tenha sido de ajuda. Qualquer dúvida, deixe nos comentários que tentarei ajudar, na medida do possível.