Diário de Viagem – Pádoa, Itália + Dica de loja na Itália
Depois de passar a manhã em Pisa, fomos almoçar na estrada e, depois, conhecer Pádoa. A cidade fica na região do Vêneto. Pádoa é mais conhecida por ter sido a cidade onde Santo Antônio passou boa parte de sua vida e onde faleceu. Por isso, fica lotada de turistas que vão conhecer sua basílica, a Basílica de Santo Antônio.
A cidade abriga uma das mais antigas universidades do mundo, por isso fica cheia de jovens pelas ruas. Quando chegamos, vimos vários deles sentados nas gramas dos jardins e praças, uma cena bem européia mesmo. Perto da basílica tem uma feirinha, cheia de barracas vendendo as coisas mais variadas, principalmente por africanos. Tem bolsa, sapato, roupa e, claro, lembrancinhas do Santo Antônio e da cidade.
A basílica, assim como a de Assis, é mais simples que as outras que conheci. Não pode tirar foto lá dentro, mas ela abriga várias relíquias de Santo Antônio, inclusive sua língua que está intacta até hoje, o que é considerado um milagre! Também é lá que descansa seu corpo. Muitas pessoas vão à basílica para pedir algum milagre ao santo, e também para agradecer por alguma graça concedida. Ao contrário do que muita gente pensa aqui no Brasil, ele é um santo milagroso, não necessariamente casamenteiro. Por este motivo, a igreja fica cheia de gente emocionada, muito choro, muita emoção. Mesmo se você não for religioso, fica um pouco tocado pelo ambiente.
Depois de conhecer a basílica, fomos andar um pouco pelas lojinhas e barracas, comprar algumas coisas e tomar um delicioso gelato italano. Uma loja que eu adorei ter encontrado é a Carpisa (ou loja da tartaruga, como disse minha guia), uma loja de bolsas lindas com preços muito bons, que tem por toda a Itália! Compramos bolsas por 19,90 a 22,00 euros. Me arrependi de não ter comprado mais! Fica a dica para quem vai pra Itália. A que eu fui, fica na Via Roma, 77.
Depois disso, seguimos viagem para Veneza.
Pádoa é mais uma das cidades pequenas ideais para um bate-volta, ou para uma rápida visita durante a viagem. Vale a pena conhecer se é devoto de Santo Antônio ou tem interesse em ver um pouco de sua história e de suas relíquias. Santo Antônio é um dos santos mais conhecidos e queridos no Brasil.